Confira a agenda do Palacete das Artes

Imagem: Sala de Cerâmica do Palacete

EXPOSIÇÕES EM CARTAZ

A POÉTICA VISUAL DE JUAREZ PARAISO (HOMENAGEM AOS 145 ANOS DA EBA-UFBA

A Sala Contemporânea Mario Cravo Jr., recebe a exposição “A poética visual de Juarez Paraiso”. A mostra é uma homenagem ao artista e eterno professor da Escola de Belas Artes da UFBA e faz parte das comemorações dos 145 anos de fundação desta centenária instituição.

Com a coordenação geral do diretor da EBA, professor Dr. Paulo Roberto Ferreira Oliveira e curadoria dos professores Doutores Dilson Midlej, Luiz Alberto Freire e Nanci Novais, reúne mais de 90 obras do homenageado, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e admirar o trabalho laborioso e dedicado do desenhista, pintor, escultor, muralista, gravador, fotógrafo, cenógrafo, decorador, ilustrador, figurinista, ator, crítico de arte, promotor cultural, ativista, professor, diretor… Juarez Paraíso e a arte rebuscada dos seus desenhos, as ricas texturas trabalhadas em preto e branco nas gravuras, as cores vivas nas pinturas, as formas expressivas das esculturas, a harmonia das formas orgânicas na arte ambiental e nos murais e painéis artísticos, como também sentir a renovação

das composições por conta da arte digital.

COLEÇÃO BANCO DO NORDESTE BAHIA: NOVAS AQUISIÇÕES

A mostra está inserida em um circuito que vem sendo realizado em todos os estados de atuação do Banco do Nordeste e integra a programação dos 70 anos da instituição. As obras estão sendo adquiridas e incorporadas ao acervo geral do banco, composto por 1.210 peças de arte, 85% delas de autores regionais.

A partir de diferentes linguagens como a fotografia, pintura e performance, as obras tratam de temas relacionados às questões raciais, políticas de afirmação, rituais e festas. Participam os artistas: Adriano Machado, AniGanzala / Eliane Gonzaga Pereira, Glicéria de Jesus da Silva, Helen Salomão, Iyá Boaventura Cavalcante dos Santos, Jamex, Kauam Mattos Marques Pereira, Tiago dos Santos de Sant’Ana e Val Souza.

OJÚ OKAN ORIXÁS

Apresenta como elo central os retratos dos Orixás feitos pelo fotógrafo baiano André Fernandes, que se unem às linguagens dos artistas plásticos Edmundo Reis, Sérgio Amorim e Sérgio Bordim. As fotografias documentais revelam com delicadeza e sensibilidade a estética dos adereços, vestuários, cores e acessórios presentes nos terreiros, apoiados com os elementos naturais e ferramentas que conectam o homem ao espírito ancestral dos Orixás. Na exposição são exibidos dez Orixás e suas respectivas leituras em grafite sobre papel, óleo sobre tela e aquarela sobre papel, mantendo-se fiel aos registros fotográficos.

ESPAÇO MARIO CRAVO JR

Apresenta obras do artista Mario Cravo Jr. do acervo do Palacete das Artes

LOJA DE CERÂMICA 

Apresenta peças em cerâmica produzidas por ceramistas e por alunos do curso de cerâmica, promovido pelo museu e coordenado por Marlice Almeida.

OFICINAS CRIATIVAS PARA CRIANÇAS

(periodicamente)

Oficinas criativas de pintura e cerâmica para crianças a partir de 2 anos. As atividades são acompanhadas de visita guiada aos espaços expositivos do museu.

PROJETO CANTAROLOU

Tardes de quinta-feira, a partir de 19 de janeiro

O projeto Cantarolou de musicalização infantil tem coordenação de Lorena Sampaio  e apoio do Palacete.

PROJETO AMANHECER COM YOGA NO PALACETE

Quinzenalmente, sempre domingo, das 8h30 às 9h30

A prática, além de ajudar a respirar e a relaxar, desenvolve o protagonismo no corpo e é coordenada pela professora Carla Dantas há nove anos.

SAÚDE NO MUSEU

Meses de janeiro a março

Nos meses de janeiro, fevereiro e março, a Periodize – em parceria com o Palacete das Artes realiza o Programa Saúde no Museu. Com agenda gratuita, o intuito é promover a saúde da população com a oferta de diversas modalidades de acordo com o cronograma semanal, como alongamento, saúde da coluna, dança e saúde e massoterapia em grupo. Os horários estão divulgados nas redes sociais.

15 ANOS DO PALACETE – RESUMO

Desde novembro de 2022 o museu vem apresentando uma agenda especial comemorativa aos 15 anos de sua história. Na programação, o público comemorou o retorno dos projetos Cinema e Trocando Palavras, além de novas exposições, apresentações teatrais, encontros literários e shows musicais, a exemplos dos cantores e compositores Roberto Mendes, Carlos Pitta e Aderbal Duarte. Um jingle também foi lançado, trazendo como proposta uma reflexão do museu enquanto lugar de diálogo, de experiências, de pertencimento e construção. Trata-se de um convite para que as pessoas possam visitar, ocupar e ressignificar os espaços, a partir do contato com a arte e a cultura.

O Palacete das Artes é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s