CICLO DE CONFERÊNCIAS SOBRE A OBRA DE JUAREZ PARAÍSO ACONTECE NO PALACETE DAS ARTES DE 9 A 17 DE MARÇO
Ação é promovida pela Escola de Belas Artes da Ufba, com entrada gratuita
O Palacete das Artes vai sediar nos dias 9, 10, 16 e 17 de março, das 16h às 18h, o Ciclo de Conferências “As poéticas visuais de Juarez Paraiso”, promovido pela Escola de Belas Artes da Ufba. A agenda integra a programação da exposição em homenagem ao professor e artista plástico Juarez Paraíso, inaugurada no museu dia 21 de dezembro/22, além de comemorar os 145 anos de fundação da EBA/Ufba.
Nesta quinta (9), as atividades terão início às 16h, com o tema “Os 145 anos de fundação da EBA/UFBA e Juarez Paraiso”, e as participações do diretor do Palacete das Artes, Murilo Ribeiro, do Prof. Dr. Paulo Roberto Ferreira Oliveira e da Profa. Dra. Nanci Santos Novais; às 16h15 será exibida uma entrevista com Juarez Paraiso realizada pelo Panorama Belas Artes – Renata Voss, Cristiano Piton e Eriel Araújo; às 17h30 haverá uma conversa com os curadores da exposição Dilson Midlej, Luiz Alberto Freire e Nanci Novais.
Com mediação da professora Nanci Novais, nesta sexta (10), às 16h, será realizada a conferência: “Juarez Paraíso, artista, professor, fotógrafo”, com a professora Selma Fraga Costa; às 16h30, a conferência: “Juarez Paraíso da infância à adolescência”, da professora Leda Maria Paraiso Smith e às 17h, a conferência “Depoimento”, com o professor Renato da Silveira.
Semana que vem, dia 16 de março, também às 16h, e com mediação do professor Luiz Freire, acontece a conferência “Um universo chamado Paraíso”, com o artista plástico César Romero; e às 16h30, a conferência “O processo de Juarez Paraiso referente à destruição dos murais dos Cines Art I e Art II”, com o professor Rodrigo Moraes, seguida de debate.
Finalizando o Cliclo de debates, no dia 17 de março, e com mediação do professor Dilson Midlej, às 16h, será a vez da conferência: “A pintura na obra de Juarez Paraíso”, com o artista Justino Marinho; às 16h30, a conferência: “Poéticas tridimensionais de Juarez Paraiso”, com o professor Juraci Dórea e para encerrar as atividades, às 17h, a conferência: “Juarez, cabeça ilustrada”, com Enéas Guerra e Washington Falcão.
SOBRE A EXPOSIÇÃO – Reunindo mais de 90 obras de sete décadas de vida artística do desenhista, pintor, escultor, muralista, gravador, fotógrafo, cenógrafo, decorador, ilustrador, figurinista, ator, crítico de arte, promotor cultural, ativista, professor e diretor Juarez Paraíso, a exposição oferece ao público a oportunidade de conhecer e admirar o trabalho do artista, as linhas sinuosas e rebuscadas dos seus desenhos, as ricas texturas trabalhadas em preto e branco nas gravuras, as cores vivas nas pinturas, as formas expressivas das esculturas, a harmonia das formas orgânicas na arte ambiental e nos murais e painéis artísticos, como também sentir a renovação das composições por conta da arte digital, produção iniciada a partir dos anos 90, dando continuidade a rica trajetória do Artista Juarez Paraiso na contemporaneidade.
A coordenação geral é do diretor da EBA, professor Dr. Paulo Roberto Ferreira Oliveira, com curadoria dos professores Doutores Dilson Midlej, Luiz Alberto Freire e Nanci Novais.
Um abaixo-assinado também está disponível ao visitante, com o propósito de solicitar aos governos estadual e municipal o tombamento das obras de Juarez Marialva Tito Martins Paraiso.
A mostra permanece em cartaz no Palacete das Artes (equipamento administrado pelo IPAC, vinculado a SecultBA) e pode ser visitada de terça a sábado, das 13h às 18h. A Escola de Belas Arte da Ufba emitirá certificado aos participantes do seminário. Mais informações nas redes @palacetedasartes e @eba.ufba
SERVIÇO
Ciclo de Debates “As poéticas visuais de Juarez Paraiso”
9, 10, 16 e 17 de março, das 16h às 18h
Palacete das Artes – Rua da Graça, 284
Realização: Escola de Belas Artes da Ufba
